quinta-feira, abril 21, 2011

OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA

Os ovos e os coelhos

Simbolizam a renovação e a vida nova. Os primeiros por conterem o fruto da vida, representando o nascimento e os segundos por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas.
Em muitos países europeus, ainda hoje há a crença de que comer ovos no Domingo de Páscoa traz saúde e sorte durante o resto do ano. Esta é uma das explicações para os folares com ovos.
Há quem diga também que um ovo posto na sexta-feira santa afasta as doenças.

Já a tradição do coelho da Páscoa foi uma importação.
Foram imigrantes alemães que a levaram para a América em meados de 1700. Para eles, o coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã do Domingo de Páscoa. A tradição não veio para Portugal  (embora eu hoje tenha ouvido dizer ao Nuno Markl que a mãe dele fazia essa brincadeira com ele e a irmã lá em casa) mas veio a imagem do coelho.

Os símbolos Cristãos

O cordeiro, que simboliza Cristo (o cordeiro de Deus) que se sacrificou em favor de todo o rebanho, que são os homens.
A cruz, que simboliza a morte e a Ressureição de Cristo. É um símbolo de vida e de passagem.
O círio, que simboliza a luz e tem gravado os símbolos Alfa (o início) e Ómega (o fim), do alfabeto grego, e que querem dizer: 'Deus é o princípio e o fim de tudo'.

E porque a Páscoa se comemora além fronteiras:
Nota de rodapé: Não se esqueçam de abusar das amêndoas e do folar.

1 comentário:

Anónimo disse...

I think this is among the most important information for me.
And i'm glad reading your article. But wanna remark on few general things, The website style is ideal, the articles is really excellent : D. Good job, cheers
My blog ... play online casino