terça-feira, junho 12, 2007

SANTOS POPULARES II



Sabem quais têm sido as palavras que mais visitantes têm trazido ao meu blog nestes últimos dias? Pois é, as relacionadas com os SANTOS POPULARES!!! É o seu caso?! Muito bem-vindo, então!
Durante estas três semanas que faltam para o mês acabar, cada um deles tem o seu dia. O Stº António dá já amanhã um feriado aos alfacinhas (pois, pois, estou agora a perceber as férias de muita boa gente...), o S. João, que parece que se habituou, dá-nos o chamado feriado não útil (bem sei que há sempre alguém para quem um feriado ao fim-de-semana é bom e muito útil até, mas pra mim...) e depois para acabarmos o mês em beleza, o S. Pedro até dá uma ponte aos que por ele torcem!

Aqui na minha vizinhança, nota-se bem esta altura do ano!
Os restaurantes (que actualmente levam a cabo, juntamente com a Câmara Municipal, a Festa do Mar) estão todos os dias apinhados de gente para comer umas deliciosas sardinhas assadas. E basta abrir a porta do escritório já perto da hora do almoço para se sentir o cheirinho no ar, cheirinho esse que se estende pela noite dentro!
Isto pra não falar na azáfama que vai ali pelo recinto da docapesca, onde anda tudo louco atrás de sardinhas frescas, que nesta altura do ano chegam a atingir preços proibitivos!
Ah, e o barulho dos martelinhos que já se vêem à venda, também ajudam à festa! O tempo é que anda neste chove e não molha...

Mas, contrariamente ao que dizem alguns boatos, a tradição ainda é o que era! Por isso, meninas e meninos, vamos lá puxar pela imaginação e fazer umas quadras bem giras alusivas aos santos populares. Quero conhecer a vossa veia poética!!! E não aceito desculpas do género ah e tal, não tenho jeito nenhum pra essas coisas...! Estamos entendidos?!?!?
Então começo eu:


Sardinhas e manjericos
anda o cheiro pelo ar
que tal uma quadra fazer
ao teu santo popular?

A caixa de comentários
está à tua disposição
torças tu pelo S. Pedro,
Sto António ou S. João!


Agora, é a vossa vez! Partida, largada, fugida!!!!!!!!

26 comentários:

Alexandra disse...

Eu devia ter ouvido só a fugida...mas aqui vai Lurdinhas

S. João S. João
Olha lá o teu balão
Que Lurdinhas
Não quer confusão

caramba tá lindo!!!!!!!!

beijocas a cantar e a festejar os Santos Populares

Gio disse...

S. pedro é o Santo cá da terra
mas não é o do meu coração
s. antonio é o que me dá o feriado
mas eu gosto é do s. joão

e assim de repente foi o que se pode arranjar, eheheheh

Beijinhos muitos.

laida disse...

Dos santos populares
que têmos nesta nação
o santo que eu mais gosto
é o meu rico S.João.

***
Ao meu S.João de Braga
ou ao das Fontaínhas
eu adorava ir
saborear as sardinhas.

***

Lurditas, isto é o melhor que sei
espero que gostes.
Beijos
xxx

sofialisboa disse...

olá lurdinhas irei pensar sim, mas esta noite lá estarei na avenida da liberdade com as minhas filhotas para me divertir e gozar esta linda cidade chamada de lisboa bjs sofialisboa

Anónimo disse...

Mais um para animar...


È noite de Santo António
Estalam foguetes no ar;
Põem o manjerico á janela
E vem para a rua dançar.

Maria Clarinda disse...

E vivam os Santos....toca a marchar!Gostei do teu post cheirando a mangericos.

Flash disse...

Cá vai, depois não te queixes:

A noite de S. João
É noite de grande glória
Não volto a visitar
O auxiliar de memória

Eu explico o porquê
De tomar esta posição
Pois não foi do meu agrado
Nem foi do meu coração

É que eu perdi muito tempo
Para estas quadras fazer
Mas não quero nem por sombras
Deixar de te responder

Um desafio da Lurdes
É algo de irrecusável
Ainda que o que hoje escrevo
Seja inqualificável

Agora minha querida
Tu és muito ternurenta
Mas eu tenho que ir publicar
Na ternura dos 40

Bju

efvilha disse...

Pipoca, pé-de-moleque e quentão,
correio elegante ofertando pinhão,
em resposta bom copo de quentão,
tudo vale na festa de São João.

Eta nóis, sô.

Beijocas juninas.

Carracinha Linda! disse...

Com os santos populares,
Muito há que festejar!
Vinho, sardinhas e pão,
E uma música para dançar!

A Lurdes é uma moça porreira,
é muito animada e divertida,
Só mesmo uma pessoa assim
nos podia ter pregado esta partida!


Olha...foi o que se arranjou!!

Beijocas!

Giorgia disse...

ok, não sei fazer quadrinhas para os santos populares, mas garanto que me diverti à grande, entre Alfama e o Castelo, na Graça e aos pés da Sé! :)
Que o vosso São João seja magnifico!

P.S: Sou mesmo uma engadanhada, não consegui pôr a imagem no meu painel lateral, o máximo que consegui foi desconfigurar o blog e demorar quase 3h a voltar a configurar... sou aquilo a que se chama um caso mais que perdido! :(
Era um titulo de uma musiquinha do nosso querido Buble! ;)

beijinhos

Moura ao Luar disse...

De Santos Populares não percebo
Já que aqui em nenhum deles é feriado
Mas cá festança é comigo
Gosto muito de andar no bailado.

O manjerico já o tenho
Mas está ainda muito magrinho
As sardinhas lá em casa não entram
Gosto mesmo é de um salmãozinho.

Hihi bjokas

Alexandra disse...

ainda a festejar né?????

beijos de saudades

Anónimo disse...

Sardinhas e manjericos
São parte das tradições
Hoje meti-me em mexericos
E recordei muitas paixões.

o alquimista disse...

Nasceu a luz sobre as cidades, agita-se a ilha no encontro com o dia, acorda a emoção, a suave brisa, amanhece o sonho que a vontade guia. A lonjura é a distância da viagem, a idade não cobre os rochedos, passam ventos de encantamento descobrindo mil e um segredos...


Doce beijo

António Melenas disse...

P'ra dizer tudo não chegava uma quadra e aí vai um sextilha
que eu gosto de tudo à farta e à francesa:

Todos estes santos adoro
E há p'ra isso razão
Pois que António sou eu
O Santo de Almada é João
E em São Pedro nasceu
Zé Gouveia, o meu irmão.

E não aceito reclamações, tá bem?
PS Lá pus o teu comentário no meu novo site e dei resposta Mas já te digo que a farda é de escuteiro
Beijinho

ROADRUNNER disse...

A sardinha e a sangria
no Santo António são tradição
O martelinho e o alho pôrro
são reis no São João

Saudações!

P.S.: Podes mandar o prémio em cheque...

CarpeDiemBeHappy disse...

Eheheh..uma ideia genial!!

Mas a esta hora não!! Primeiro vou comer uns tomates e depois volto cá!!

Beijinhos

caditonuno disse...

aqui já vieram as farturas e bifanas no final de maio. o s.joao ainda está pra vir aqui!!!

Pepe Luigi disse...

Sardinha assada em Alfama
é de nobre gostosura!
Fogueira ali e acolá inflama
traz menina em formosura!

Stº.António quebra-bilhas
conserta corações partidos!
Às avós, mães e filhas
arranja lindos namorados!

Uma bifana no espeto
quer dois copos de tinto!
Por cada febra que repito
no bucho meto mais retinto!

Santo António milagreiro
não se livra da fama!
De bem fazer o casamenteiro
oferece a dois uma cama!

Bjs
Pepe.

Phantom of the Opera disse...

Ai que não tenho jeito para isto...
Hum...mas lá me safo nas marteladas.

:)

Beijo doce

Flash disse...

Olá!

Agora é que eu te lixei...

Tens uma nomeação na Ternura dos 40.
Visita-me, e recebe-a.

www.aternurados40.blogspot.com

Anónimo disse...

Agora tenho que fazer uma quadra....
A sardinha no pão
O arraial popular
Venha o s.joão
Para com ele dançar!

Olha eu gosto muito desta epodca do ano porque ha muitas festas aqui para a minha zona, mas será que o s.Pedro não podia mandar vir o calor e o sol???
Beijokas

Afgane disse...

Olá,
Aqui vai a minha quadra:

A festa vai no terreiro,
Vai passar o S.joão
E como sempre em primeiro
O meu clube, o Dragão.

O Baía já não joga
Fica a saudade no ar,
O que gosto mais nas festas
É poder lá ir tocar.

Vai um copo e logo outro,
Segue o sabor dos desejos
E eis que gora me despeço
Mandando sinceros beijos.

Até breve

Anónimo disse...

Olá sou o David
sou um bebé brincalhão
alegre e bem disposto
vou gozar o S. João

À minha mamã já pedi
um manjerico e um S. João
o vaso para a madrinha
o boneco para pedir tostão

Já fomos às Fontainhas passear
a mamã comeu farturas
eu nos carrosséis quis ir andar
como sou pequenino não pude experimentar

Com a ajuda do meu rico S. João
muitos tostões vou cravar
Prometo que qd for grande
nos carrosséis me vou desforrar

Com beijinhos despeço-me agora
porque a mamã vai almoçar
temos mesmo que ir embora
para eu o Afonso ir visitar



Beijos,
David e Xana

o alquimista disse...

Nasceu a luz sobre as cidades, agita-se a ilha no encontro com o dia, acorda a emoção, a suave brisa, amanhece o sonho que a vontade guia. A lonjura é a distância da viagem, a idade não cobre os rochedos, passam ventos de encantamento descobrindo mil e um segredos...


Bom domingo


Doce beijo

LurdesMartins disse...

Gosto de vos ver assim, virados para a poesia popular!!!

Lexia, a partida e a lagarta também são giras... e ainda bem que participaste pois tens muito jeito!!! (mas às vezes confusão também é bom!)

Gioconda, tu és a verdadeira mulher do norte que por acaso vive no centro, né?!?! E muito bem arranjado, assim de repente, gostei!!!

E o teu melhor é muito bom, Laida! Não gostei... ADOREI!!!! Pena não vires comer umas sardinhas comigo...

Ela que tem nome de Lisboa, onde se poderia divertir?!?!? Em Lisboa claro, a brincar ao Santo António!!! Só faltou a quadra, aqui...

Sabes, Fá, tinha-te confundido com alguém mas já sei que não és quem eu pensava!!! E torces pelo Stº António, né?!?! Gostei, tens veia prá coisa!!!! Ver se vou dançar prá rua agora no S. João...

è bom o cheirinho, não é Maria Clarinda?!?! E então a quadra?!??!

Flash, o que a ti não te falta é jeito!!!!! Mas o que é isso de não voltares?!?!? A tua sorte é que já voltaste e com mais um presentinho para mim... és um querido, sabias?!?!

Olha, uma quadra com sabor a Brasil!!! Aí também se festejam os santos populares, efvilha?!?!
Seja muito bem-vindo!!

Ó Carracinha, e arranjou-se muito bem!!!! Gostei de ver!! è bom pregar partidas destas quando o pessoal é fixolas e alinha na brincadeira! Ah, obrigada pelos elogios...

Pois é, Giorgia, uma musiquinha do Buble... quer dizer que o meu esforço não deu frutos... e eu que achava que tinha jeito para explicadora...
Aposto que sim, menina! Com disposição, o divertimento é uma brincadeira!!!!

Boa, Moura! Essas quadras estão muito bem!!!! Mas olha que o salmãozito cheira mais ou menos a sardinhas... certo, o sabor é diferente! Também gosto, sabes!!!
E quanto ao feriado, toca a requisitar pr'aí um santinho!

Anónimo, eu já sabia que tu tens muito jeito prás rimas... aliás a minha fita de fim de curso mostra-o muito bem! E fico muito feliz que esta incursão pelo meu blog te tenha feito recordar muitas paixões. Um dia quando eu o reler, espero que tenha o mesmo efeito em mim... Obrigada, mano!

Alquimista, pelas duas vezes que por aqui andaste, faltou a quadra aos santos populares... mesmo assim ficou a poesia, né?!?!

António, essa sextilha ficou 5 estrelas!!!! Sem qualquer direito a reclamações! Mas também, pra um poeta é fácil...

Road, não há prémio!!! Não leste as instruções?!??! E se ainda fosse uma viagem...
E sabes o que te digo?!? Detesto os alhos pôrros!!! O manjerico é tão mais agradável! E o martelo?!? Bem, o que haveria a dizer sobre o martelo...

Ouve lá Carpe, os tomates também te fizeram mal?!??! Ou terá sido o donuts?!?! Cadê a quadra?!??!?!

Tal Braga, tal Porto, Caditonuno! Sê bem-vindo!!!! Mas, e a quadra?!??!

Olá Pepe Luigi, bem-vindo também! Parece que vou ter que ter uma conversinha com o Stº António... é que eu também sou filha e nada de marido!!!

Lu@r, safaste nas marteladas e safaste-te na quadra, né?!?

Aqui é assim, Carla! Mas olha que a tua ficou muito bem, sim senhora!!!
Aproveita então os bailaricos e ensina a Íris a dançar! E sim, o S. Pedro já nos podia dar descanso... acho que este ano quer o sol todo pró dia dele!

E então Afgane, qual é o bailarico onde a guitarra vai brilhar?!??! Com que então dragão...
Gostei particularmente da última quadra!

Ena, ena, até o meu afilhado mais pequenino já é poeta!!!! A mamã também não está nada mal... fico então à espera do vaso e sempre posso ajudar com o tostão!!!!

Muitos beijinhos populares a todos!!!