segunda-feira, setembro 18, 2006

UMA AVENTURA NO GERÊS (III)

A chegada a Parada de Outeiro foi feita por etapas. Sei que quando eu lá cheguei, já o Acácio tinha arranjado maneira de berbermos um copo de vinho fresquinho, ali mesmo, no meio da rua. A ideia pareceu tão refrescante que afinal fez-se negócio... compramos o garrafão à senhora! Com jeitinho, vinha também o presunto, já que o mel, foi negócio fechado! Também conseguimos autorização para acampar num lameiro ali mesmo ao lado e que era valorizado por uma fonte praticamente anexa. E finalmente pudemos depositar o lixo que trazíamos nas mochilas!
Foi só no final, quando as tendas já estavam montadas, que descobrimos que aquele não era de forma alguma o melhor local para o efeito... se o piso da noite anterior era irregular, este nem se fala!!!
Como ainda era cedo, cinco de nós tivemos ainda coragem para fazer mais 2 km, ida e volta, até Outeiro. Parada é uma localidade tão grande que simplesmente nem café tem. Cervejinha fresca, só mesmo Cristal mas diz quem bebeu, que pareceu o paraíso! A minha Coca-cola, também não estava nada mal (alguém tinha que os conduzir a casa!!!)! Mandamos embrulhar, isto é, engarrafar oito cafézinhos e pusemo-nos ao caminho para jantar. Jantar jantamos, mas os panadinhos que sobraram do dia anterior já tinham voado! É que não chegavam para todos e para não haver chatices, aproveitamos a vossa ausência e fizemos o sacrifício... têm-me cá uma lata estes artistas!!!
Barriguinha cheia, xixi, cama! Mas não é que quando vou à casinha descubro que tenho o meu rabiote completamente pipocado!?! Ainda perguntei se a mais alguém tinha acontecido o mesmo mas parece que a única vítima fui mesmo eu! Valeu-me a pomadinha da Helena... felizmente, após ter regressado à civilização, da mesma maneira como as desgraçadas das borbulhas apareceram, desapareceram (acho que devia ter corrido o risco de uma indigestão e ter tomado banho...).
A noite foi menos fria mas bastante mais húmida e sem dúvida nenhuma bastante mais movimentada. Tivemos direito a música de fundo: então não é que dois canitos se puseram a ladrar à desgarrada a meio da noite!?! Juro-vos que durante um bom bocado só pensei em matar os animais! Bem, também me passou pela cabeça que podiam estar soltos e vir visitar-nos a qualquer momento...
A manhã acordou bem mais fria e desta vez não tivemos o sol a visitar-nos. Aliás, a dada altura havia sol em todo o lado menos no nosso lameiro! A viagem era agora de regresso a Pitões, mas ainda tivemos que esperar pelo padeiro no centro da aldeia (e eu aproveitei para dar os parabéns à menina Hermínia, logo pela manhã!) e de novo de mochilas aviadas lá nos fizemos ao caminho.
Paramos em Fajã do Lobo a apreciar a natureza e tirar algumas fotos.
Tivemos sorte, caminhamos sempre pela sombra das nossas amigas árvores! Mas os mosquitos, esses malditos, não nos largaram! Cheguei ao cúmulo de andar de repelente aberto mesmo depois de muitas aplicações.
Fizemos um lanchinho que nos soube a figos: pão fresquinho, vinho que tinha sobrado e um paiozinho que o Acácio tinha reservado! Este homem não existe!!!
Mal sabíamos nós o que nos esperava! Bem, saber até sabíamos mas depois de tanto cansaço na pele, a coisa não foi nada fácil... a última subida foi muito exigente mas superamo-nos a nós próprios, não foi pessoal?!?! Quando já víamos a aldeia no horizonte, os nossos olhos brilharam... e paramos para almoçar. Nunca umas sardinhas em lata me souberam tão bem e depois, foi só mais um tirinho!
Uns tremoços e umas cervejinhas frescas foram o nosso merecido prémio!
Tivemos ainda tempo para uma visitinha ao que resta do Mosteiro de Santa Maria das Júnias, o que significou uma nova descida íngreme e consequente subida, mas agora sem as mochilas a pesar nas costas! Refrescaram-se os pés no ribeiro onde os monges saciavam a sede há 800 anos, diz o Alcino, e onde eu ainda tirei uma sonequinha!
Já de carrinho e de regresso a casa, tivemos a visão deslumbrante da imensidão montanhosa que nos serviu de lar estes três dias. A Carla divertiu-se imenso a gastar o que lhe restava de bateria na máquina fotográfica e nós as "teens", fizemos a viagem a ouvir Katie Melua (obrigada Helena!).
A despedida é sempre inevitável mas nunca desejada. Paramos duas vezes, uma num Nosso Café à beira da estrada, e outra na área de serviço e aqui, teve mesmo que ser: até à próxima companheiros!

7 comentários:

Anónimo disse...

Sabias que os cachorritos, os nossos amigos animadores da noite, deixaram o Outeiro e vieram viver para a minha rua?
E as fotos?... não pões mais fotos?

Anónimo disse...

Olá, Miúda Gira

Quanto mais tempo passa, mais consigo lembrar-me dessa aventura extraordinária que me fez recuar no tempo. Aquela subida final já minha conhecida é prova que não há limite para a capacidade humana. E a mistura da montanha com a aldeia e as gentes também teve o seu quê de atractivo. Quanto ao banho foi de facto uma pena não te teres refrescado, embora se isso tivesse acontecido, teria perdido uma conversa muito interessante.
Havemos de voltar.
AS
ps - não consegues colocar outra música? É que aqui no local de trabalho ficam todos a olhar para mim e quero parecer uma pessoa séria.

... disse...

Quer dizer, cerveja nada, mas binho, bai lá bai.

Vocês foram lá comemorar quantos aniversários, afinal?

Essa do "rabiote completamente pipocado" é de morte. Bom humor.

Mau, mas com os tremoços bebeste o quê? Não os ias conduzir?

Até à próxima, companheira.

CarpeDiemBeHappy disse...

Olá Barbie:)

Aquele cão a ladrar não me sai da memória!Maldito cão! Eu acho que ele queria era comer a nossa comidinha....

Aproveito para te dizer que os panadinhos estavam divinais!!Foi cá um momento a três!!:)

Uma caminhada que vai ficar na nossa história para recordar SEMPRE!!

Beijinhos

LurdesMartins disse...

Já te fiz a vontade, Helena! Beijinhos

Ó Alcino, então eu estou a estragar a tua imagem de homem sério?!?!? Ah, ah, ah!!!! Põe o pessoal todo a cantar e a dançar ao som da Barbie e do Ken!!! Beijinhos

Sabes que se não tiver que conduzir até me aventuro num copito Xana, o problema é que normalmente o carro está à minha espera! Beijinhos

Amazing, com os tremoços eu bebi.... groselha!!! Mas também estava muito fresquinha!!!! Beijinhos

Não eram pipoquitas Ice, eram pipoconas (que palavra tão feia!) Beijinhos

Venha a próxima Carpediem! Beijinhos

Dina disse...

Uma aventura com final feliz... quem participou, nunca mais vai esquecer.
Fizeste-me rir com essa do rabiote pipocado.
Beijinhos

LurdesMartins disse...

Fiz-te rir Dina?!? Olha que eu na altura fiquei bastante preocupada... Beijinhos