sexta-feira, julho 07, 2006

ESCAPADINHA

Há lá coisa melhor que passear?!
Bem, a questão se calhar não foi colocada da melhor forma, assim de repente já me lembrei de meia dúzia de outras coisas... mas adiante... o que eu queria dizer, é que adoro viajar e conhecer novos sítios! Dentro ou fora do país, gosto de cuscar! Pena é que não tenha tempo nem dinheiro para o fazer com maior frequência... mas grão a grão...
Como boa cusca que sou, e porque dentro do país acaba sempre por ser mais fácil, de vez em quando dou umas escapadelas. Certo é que antigamente o fazia mais vezes mas parece que não lhe perdi o jeito!
No mês passado e aproveitando um dos feriados, fui conhecer uma terra que já há muito tempo fazia questão de visitar.
É linda! Não deixes de lá ír que vais adorar!, diziam-me quem já lá tinha ido, aguçando-me o apetite! E não é que de facto, quando a vista já a consegue vislumbrar lá ao longe, os olhos se consolam!?!! Tal e qual um postal ilustrado! A beleza é indescritível...
Não é propriamente fácil chegar lá mas também nada comparável ao que outrora seria! Por estradas sinuosas e estreitas, entre os morros da serra, observando exuberantes escarpas e vales profundos, eis que se chega a uma das Aldeias Históricas de Portugal também conhecida por Aldeia Presépio. Pois claro, estou a falar de Piódão!
Piódão fica numa encosta da Serra do Açor rodeada de quelhadas (plantaformas feitas com pedras de xisto cujo objectivo é suster as terras e evitar a erosão provocada pelas chuvas). A disposição das casas (feitas também em xisto e com pequenas janelas e portas delineadas a azul) é em cascata e a sua Igreja Matriz (dedicada a Nossa Senhora da Conceição) sobressai com a sua brancura, o que no seu conjunto lhe confere a sua peculiaridade. Curioso que se diz que a predominância do azul se deveu ao facto de ser essa a única tinta que era vendida na única loja da aldeia. Mas a aldeia mundializou-se e as pessoas que lá vivem, habituadas a receber turistas de todo o lado, são simpáticas e amáveis, o que torna este local ainda mais apetecível. Para além de toda a beleza natural que a rodeia, tem ainda uma cristalina praia fluvial como atractivo veraneante. Apenas me deixou triste o facto de toda a serra se encontrar queimada, o que em algumas zonas se torna bastante sinistro... Foi o resultado de um grande incêndio no Verão passado que quase chegou a pôr em risco esta maravilhosa aldeia.
E porque eu vim de lá feliz, trazendo na memória a sua calma e beleza incomparável, aconselho a todos uma visita. Podem ficar alojados aqui ou aqui.
E porque as palavras não fazem jus ao que vi, aqui ficam algumas imagens:


7 comentários:

Anónimo disse...

Sempre ouvi falar no Piodão e tb gastava muito de conhecer, deve mesmo ser lindo:)

Anónimo disse...

Ora até que enfim a menina Lurdes foi a Piodão!... eu não dizia que era bonito? parabéns pela descrição e pelas informações aqui prestadas... (não sabia o que eram plantaformas...)e também parabéns pelas magnificas fotos!...

LurdesMartins disse...

Arranja a oportunidade e vai Carla pois vale mesmo a pena!

Como sempre Esmeralda, tiveste razão! Adorei!!!

CarpeDiemBeHappy disse...

Um lugar muito lindo, já tive curiosidade em ir lá. Depois de ter visto as fotos fiquei com mais vontade ainda.
Incrivel como há locais tão bonitos em Portugal!
Beijinhos

... disse...

É realmente "amazing".
E é curioso, ali ao lado, mas primeiro que lá se chegue... Maldita estrada e curvinhas.
Compraste as casinhas de pedra?
Tão fofas.

LurdesMartins disse...

Como já disse, recomendo a todos uma visita!
Portugal tem locais lindíssimos Carpediem é preciso é descobri-los!
Pois é Xana, perdeste um passeio 5 estrelas mas a família está primeiro!
Vale bem a pena fazer as curvas todas, Amazing! E ír lá e não trazer pelo menos uma casinha era pecado... Trouxe também um licor de mel e zimbro que é delicioso!

Anónimo disse...

lindo ,lindo onde eu volto quase todos os anos.Embora sinta medo daquele percurso pela serra acima, e pela serra abaixo.