sexta-feira, junho 09, 2006

SANTOS POPULARES



Mês de Junho, mês dos Santos Populares e do manjerico!
É já na próxima semana que os alfacinhas têm direito a uma semana curtinha de trabalho (para muitos, semana de férias) graças ao Santo António, depois os tripeiros (a maior parte deles, eu não sendo tripeira incluo-me aqui) têm o feriado de São João (desperdiçado este ano pois calha no Sábado) e depois para terminar o mês em beleza há os que festejam o São Pedro, como em Macedo de Cavaleiros (onde já morei/estudei). O que eu adorava a feira de S.Pedro...
Aqui em Matosinhos, foi feriado terça-feira passada, dia do Senhor de Matosinhos, embora grande parte das pessoas não gozem este feriado porque gozam o de S. João. Eu, pela parte da escola, tive direito ao feriado que foi passado a trabalhar aqui na empresa.
Estes foram os Santos de que eu me lembrei mas outros haverá que são festejados neste mês.
Como forma diferente de festejar os Santos Populares, desafio-vos a deixarem uma quadra alusiva ao tema. Podem invocar o vosso Santo preferido ou somente um que vos apeteça.
Vá lá, participem!! Eu deixo aqui o meu contributo:


Ó meu rico S. João
Este post eu to dedico
Faz com que quem visite o blog
Deixe qualquer coisa escrito.


Agora é a vossa vez! Puxem pela imaginação!!!
Fico ansiosamente à espera das vossas obras primas!

13 comentários:

Anónimo disse...

Uma quadra que usei nos manjeriquinhos que ofereci no dia do meu casamento aos convidados (feitos com amêndoas redondas pequeninas, em vasos minusculos, com direito a quadras diferentes inventadas pela malta cá de casa... fica a minha quadra favorita. Ah! Isto porque casei no dia 23 de Junho - que mais poderia ser?):

Ó meu rico S. João
Meu Santo casamenteiro
Faz de nós um casal
Que se ame o ano inteiro!

Beijocas grandes!

P.S. Eu adoro esta altura do S. João - dá para perceber, não?

Anónimo disse...

Não sou grande poetiza,mas são fã da poesia popular em forma de quadras... por isso aqui fica o meu contributo, esperando que não fiques zangada...

São João quero dizer-te
este recado ao ouvido:
ve se arranjas à Lurdes
um principe, mas bom partido!

é que amigos ela tem,
para dar e também vender...
mas o principe...nunca mais vem...
o que havemos de fazer?????

Fala lá com Santo António
pois sendo ele casamenteiro
talvez lhe arranje matrimónio
com um rapaz bonito e solteiro!...

e para tudo acabar bem,
fala já com o S. Pedro
pois que se o marido vem
há que casa-los bem cedo!....

Oh Lurdes, não fiques zangada
com o pedido que aqui fiz
pois gostava de ver-te casada,
queria que fosses MUITO FELIZ!...

Anónimo disse...

Ó meu rico Santo António
Dizem que é casamenteiro
Conheci-o num bailarico
Tem sido bom companheiro

LurdesMartins disse...

P/Mel=>Então estão quase de Parabéns, tu e o teu chocolatinho!
Ideia gira essa dos manjeriquinhos...
P/Esmeralda=>Isso é que foi dar azo à veia poética!!! Mas até me deixaste encabulada... Já pareço assim tão desesperada?!?!?!?
P/anónimo=>Parece que talvez a minha solução seja mesmo ír a um bailarico... parece que resulta, né?!

Anónimo disse...

No meu caso resultou, desculpe o anonimato foi sem intenção.

LurdesMartins disse...

P/Alex=> Achas que é por pedires tantas vezes que resulta?!?!? Melhor sorte terás na Tunísia concerteza porque por cá parece mesmo que foste tu que trouxeste o mau tempo...

Anónimo disse...

ò meu rico S. João
peço uma, duas e três
em vez de um casamento
deixa-me ir de férias outra vez

(!!!depressa que já não posso ver o trabalho!!!)

Bjs,
Ice

LurdesMartins disse...

P/Ice=> Ainda agora voltaste e já te estás a queixar?!?!?!?!!?!? No primeiro dia de trabalho?!?!?!?!?!

Anónimo disse...

Santo António,
Santo Antoninho;
Aqui esta princesa,
pede-te com muito carinho
faz com que a Lurdes
continue este «Cantinho»...

Ca lindo que ficou ehehehe ...vou-me dedicar à poesia!!!

Beijos Lurditas

Ps estão ai pelos comentários que vi poetas há solta ahahaha

LurdesMartins disse...

P/Pluma=> Tens jeito, Princesa! Este cantinho é pra continuar, estou é a dar tempo aos poetas para se revelarem... e estou a ficar encantada!!!!
Beijinhos e bom regresso ao trabalho.

shark disse...

Ó meu Santo António
Tu que és o santo casamenteiro
Ó meu São João
Tu que és o Protector dos casados e dos enfermos
E Tu ó meu São Pedro
O padroeiro dos pescadores

LurdesMartins disse...

P/shark=> Ora assim é que é, louvar a todos pra nenhum ficar chateado... Volta sempre!

Anónimo disse...

Aqui na Ilha da Madeira também temos a nossa ~queda p'ra poesia popular quer sejamos devotos ou simples observadores, aki vai a veia poética dos alunos d Ponta d Pargo;

Em tempo de festividade
Sao Pedro viu chorar seu irmão
Para animar o petiz de tenra idade
Deu-lhe o seu lindo piao!